sexta-feira, 25 de maio de 2012

O Núcleo - Missão ao Centro da Terra

Seja bem-vindo ao Canto Eletromagnético, que tem como principal objetivo apresentar o filme ‘’ O Núcleo’’, e tratar dos fenômenos físicos, biológicos e geológicos apresentados por ele, além de, explicar suas relações de causa-efeito com as atividades magnéticas terrestres.





Sinopse : Repentinamente o núcleo da  Terra parou de realizar sua rotação, devido a uma força ainda desconhecida. A paralisação traz consequências desastrosas para o planeta, já que provoca a rápida deterioração do campo eletromagnético, e, consequentemente, de sua atmosfera. Tentando solucionar a crise, membros do governo e das forças armadas dos Estados Unidos convocam o geofísico Josh Keyes e uma equipe dos mais talentosos cientistas do mundo para fazerem uma viagem ao núcleo da Terra numa nave especial pilotada pelos “terranautas” major Rebecca “Beck” Childs e o comandante Robert Iverson. A missão deles é detonar uma bomba nuclear para reativar o núcleo — e salvar o mundo da destruição.

Vale a pena conferir essa mistura de ação, ciência e suspense : 







Fenômenos físicos, biológicos e geológicos apresentados no filme e suas relações de causa-efeito com as atividades magnéticas terrestres 


 O nosso plante é envolvido por uma camada invisível de energia, o campo eletromagnético, que tem como principal função proteger a terra da radiação cósmica.A explicação mais aceita atualmente para o surgimento do mesmo é a teoria do Dínamo, que mostra, com base em simulações de computadores, que a rotação em alta velocidade realizada pela substância pastosa (metal líquido) presente no núcleo externo, em volta do núcleo interno, que é maciço, gera um campo eletromagnético.










Essa teoria é muito bem trabalhada em ‘’O Núcleo’’, principalmente quando se trata das possíveis consequências da paralisação dessa rotação. Seriam elas :




  •         
    A morte de pessoas com marca-passo (instrumento que tem o objetivo de regular os batimentos cardíacos através de estímulos elétricos), pois quando afetados pelas ondas magnéticas esses estímulos podem ser interrompidos.
  •          
    A alteração das rotas de pássaros como os pombos, que possuem íons em sua cabeça que os orientam de acordo com o campo da Terra, com a instabilidade magnética os mesmos ficariam desorientados.
  •          
    Com um tempo ocorreriam panes elétricas e depois instrumentos eletrônicos parariam de funcionar (também por conta da instabilidade eletromagnética).
  •          
    Quando o nosso campo eletromagnético acabasse por completo ficaríamos expostos aos raios solares, que são uma mistura letal de partículas e micro ondas radioativas, e acabaríamos fritando, literalmente, o que provocaria a extinção dos seres vivos.





Inversão dos Polos Magnéticos 


Materiais ferromagnéticos :  quando colocados em um campo magnético alinham seus domínios magnéticos na direção do mesmo.
Graças a eles podemos presumir que há muito tempo os pólos magnéticos já foram invertidos, pois temos alguns tipos desses materiais orientados em direção oposta a atual.Assim podemos  concluir que algum dia os pólos poderão inverter-se novamente .


Aurora Boreal e Austral



O campo magnético não é homogêneo, sofre variações no tempo. Algumas delas, ocorrem graças a atividade solar. Como exemplo, temos as tempestades magnéticas, são elas que podem ou não dar origem à Aurora Boreal e Austral.


Equador magnético

Se deixarmos oscilar, livremente,  a agulha de uma bússola , ela posicionar-se-a verticalmente com um ponto direcionado próximo ao Pólo Norte e o outro ao Pólo Sul, a esses pontos damos o nome de Pólo Magnético Norte e Pólo Magnético Sul, respectivamente. Essa mesma agulha ficará paralela a superfície terrestre em zonas perto do equador nestes locais , onde o ângulo é igual a 0° , teremos o Equador Magnético .